Endodontia automatizada
​
Nosso consultório conta com equipamentos e materiais modernos para a realização da endodontia automatizada, com maior precisão e rapidez que as limas manuais.
A endodontia é a especialidade da odontologia destinada ao diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças que atingem a parte interna do dente: a polpa, a raiz e os tecidos periapicais, que envolvem a raiz.
A polpa dentária é formada por nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. Ela começa na coroa e vai até o início da raiz dentária, que é o ponto de fixação de cada dente com o tecido ósseo da face.
Popularmente, a endodontia é conhecida como tratamento de canal.
Além de adquirir conhecimento sobre a formação e o tratamento das cáries dentárias profundas, o endodontista atua na correção de trincas, fraturas e outros traumas que venham a comprometer a estrutura interior do dente.
De uma maneira geral, a intervenção do endodontista é necessária para prevenir a ocorrência de infecções graves e para evitar a necrose completa, levando à perda dentária.
As causas mais comuns de adoecimento da estrutura interna dos dentes são as cáries profundas ou as fraturas. Nesses casos, as bactérias encontram um caminho livre para contaminarem a polpa e a raiz, disseminando uma infecção que pode atingir níveis mais graves quando não eliminada.
Os pacientes podem apresentar dor durante a mastigação e escovação ou de forma espontânea, com sensação de latejamento.O exame no consultório pode revelar a presença de bolsas de pus chamadas abcessos, em pacientes nos quais a infecção esteja avançada.
A intervenção endodôntica é realizada em uma ou mais sessões, dependendo do quadro de cada paciente. A modernização das técnicas e dos materiais utilizados faz com que a maioria dos tratamentos de canal seja indolor e de execução mais rápida que antigamente, sem que isso comprometa a sua qualidade.